93.15a,16a,17a,18a ARTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

93.A 15a, 16a, 17a E 18a ARTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

 

15a ARTE - O PENSAMENTO - A Arte de Pensar, a arte subjetiva e abstrata como por exemplo as 3 Artes como a Arte lesiva  onde você nunca a pratica no mundo objetivo apenas no abstrato, senão ela deixa de existir.

 

16A ARTE - A AFETIVIDADE = A Arte de se emocionar e de ter sentimentos, é a arte de ter afetos  e lidar com coisas ligadas com Eros (a Vida) e Tanatos (a Morte ou destruição), ou o Amor e o Ódio e suas ramificações como a inveja, o ciúme, a raiva, o medo, o orgulho, etc..

 

Tanto o pensamento quanto a afetividade como arte podem serem expressas e experimentadas através de idéias e de manifestações comportamentais observáveis, isto é criação, é novidade, é arte em qualquer momento de sua vida, até dormindo, isto é o diferencial nesta abordagem, arte dormindo de verdade com pensamento e afetividade, sonhando! A ARTE NESTE CASO NÃO É SÓ O PENSAMENTO E A AFETIVIDADE MAS TAMBÉM O SONHO E O PESADÊLO!

 

17a ARTE - O SONHO E O PESADÊLO - O pensamento e a afetividade como podem ser vistos como Arte então durante o sono há Arte de verdade enquanto temos sonhos e pesadêlos!

 

18a ARTE- OS DELÍRIOS E AS ALUCINAÇÕES - Nestes dois casos A Arte exibe-se de modo exepcional, visto que ela acontece sem intenção e sem controle ou sem exercício da volição do Artista, pode ser apenas um sintoma passageiro ou um grave problema de saúde mental e bioquímica cerebral (caso Psiquiátrico) como na esquizofrenia, deste modo os delírios e as alucinações são Arte na medida em que produzem alterações da realidade, pois toda Arte é uma alteração da realidade mesmo que tente reproduzí-la nunca obterá sucesso, pois a realidade foi embora e o que ficou foi a Arte, assim são os delírios e as alucinações, a realidade foi embora e o que restou foram delírios e alucinações para o indivíduo, neste caso, agora, Artista! Seja ele louco, doente, sadio, sábio ou gênio, agora, Artista!

(02/08/2012)

 

Osny Mattanó Júnior 17/12/2011.

Prof. Pesq. Psicologia

Formado pela UEL/Pr/Brasil em 1999.