79.AS 13ª E 14ª ARTES MUNDO CONTEMPORÂNEO.

79.AS 13ª E 14ª ARTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

 

Osny Mattanó Júnior.

Professor e Pesquisador formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina/Paraná/Brasil em 1999.

 

 

 

AS 13ª E 14ª ARTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO:

 

Osny Mattanó Júnior criou o termo 13ª e 14ª Artes para designar a Manifestação Artística e Cultural através da Arte-lixo e do Lar.

 

São ao todo então 14 Artes:

 

1ª Arte – Música (som).

2ª Arte – Dança/Coreografia (movimento).

3ª Arte – Pintura (cor).

4ª Arte – Escultura (volume).

5ª Arte – Teatro (representação).

6ª Arte – Literatura (palavra).

7ª Arte – Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).

8ª Arte – Fotografia (imagem).

9ª Arte – Banda desenhada (cor, palavra, imagem).

10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somada a 11ª desde a Terceira Geração de Videogames).

11ª Arte – Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

12ª Arte – Telepatia Induzida ou Instrumental (designa transmissão de pensamentos, imagens e sons, mesmo com ou sem silêncio).

13ª Arte – Arte-lixo (impressa, digitalizada, através da informática (USB) no latão de lixo, sendo esta arte prosa, poesia, crônica, literatura científica ou não-científica, ela pode ser atualizada diariamente ou não, depende do artista e sua obra de Arte-lixo. Na Arte-lixo a obra de arte também pode não estar somente do lado de fora do latão podendo estar do lado de dentro ou mesmo jogada no interior do latão de lixo para o consumidor de arte).

14ª Arte – Arte-lar (integra todas as outras mas com o propósito do lar de cada família ou indivíduo ser obra e fonte de arte e cultura com movimento artístico nos vidros, janelas, paredes, utensílios domésticos, roupas com o objetivo de ser compartilhada e experimentada por todos como direito, dever, obrigação e/ou privilégio).

 

Osny Mattanó Júnior – 24/06/2011.