168.PSICOMOTRICIDADE MATTANONIANA.

168.PSICOMOTRICIDADE MATTANONIANA.

 

As Etapas da Vida PSICOMOTRICIDADE MATTANONIANA Osny M Jnr.

 

Prof. Pesq. Osny Mattanó Júnior

Formado em Psicologia pela UEL/Pr/Brasil em 1999.

 

 

 

O ESQUEMA CORPORAL

 

1ª etapa Corpo Vivido (até os 3 anos de idade):  não têm consciência do ¨eu¨ e se confunde com o espaço em que vive. Suas atividades iniciais são espontâneas, não pensadas. É dominada pela experiência vivida, pela exploração do meio, por sua atividade investigadora e incessante. No final desta fase pode-se falar em imagem do corpo pois o ¨eu¨ se torna unificado e individualizado.

 

2ª etapa Corpo Descoberto (3 a 7 anos de idade): corresponde a organização de esquema corporal devido à maturação da função de interiorização. Passa a ver seu corpo como um ponto de referência para se situar e situar os objetos em seu espaço e tempo. Assimila conceitos como embaixo, acima, direita, esquerda. Adquire noções temporais: o que vem antes, depois, primeiro, último. O nível intelectual pode ser caracterizado como pré-operatório.

 

3ª etapa Corpo Representado (7 a 12 anos de idade): no início desta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa simples imagem reprodutora, é uma imagem de corpo estática. A criança só dispõe  de uma imagem do corpo em movimento a partir dos 10 – 12 anos, uma representação mental de uma sucessão motora. Sua imagem do corpo passa a ser antecipatória e não mais somente reprodutora. Aos 12 anos dispõe de uma imagem de corpo operatório, torna-se capaz de organizar, de combinar as diversas orientações. Há a passagem da centralização do corpo a descentralização na qual o corpo está situado como objeto.

 

4ª etapa Corpo Não-Representado (60 aos 99 anos de idade): no início desta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa imagem de corpo evoluído ou decaído, só a partir dos 70 anos e no final desta fase é que se assevera a demência, a perda da capacidade cognitiva, intelectual, afetiva, social, física, fisiológica e motora, a sua imagem do corpo é antecipatória e está associada a família, a vida após a morte, ao Paraíso, ao Purgatório, ao Inferno ou ao Nada e não mais somente reprodutora, pode-se   dizer que sua imagem de corpo é operatório, capaz de organizar e de combinar diversas orientações, mesmo debilitado pela demência e decadência orgânica.

 

5ª etapa Corpo Não-Representado Vivido (100 anos em diante): nesta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa imagem de corpo Evoluído Vivido ou Decaído Vivido, o idoso vive a demência, a perda e decadência orgânica e física, mental, sexual, moral e social, sua cognição  é decaída e o idoso pode se confundir com o espaço em que vive como as crianças até 3 anos de idade, como podem também ter um ¨eu ¨ unificado e individualizado, sua imagem do corpo é antecipatória por se preocupar com suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais, filosóficas e espirituais.

 

Osny Mattanó Júnior.

Londrina, 26 de outubro de 2012.