185.NOV.TEOR.PSICANALÍTICA MATTAN.SOB.HIPEREROSIA.

185.NOVA TEORIA PSICANALÍTICA MATTANONIANA SOBRE A HIPEREROSIA.

 

NOVA TEORIA PSICANALÍTICA MATTANONIANA SOBRE A HIPEREROSIA

Prof.Pesq.Osny Mattanó Júnior.

Formado em Psicologia pela UEL/Pr/Brasil em 1999.

 

A hipererosia já nos leva à imaginar que pode ser um comportamento desejado e positivo, apenas um excesso de erotismo de uma determinada pessoa. As pessoas que sentem uma necessidade sexual maior podem estar incluídas nesta denominação, mas não é sempre assim... O que pressupõe e que permite chamar de comportamento sexual compulsivo depende de características de personalidade específicas.

Essas pessoas apresentam características que:

- tem pensamentos ou atos compulsivos recorrentes;

- tem pensamentos obsessivos - idéias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo repetidamente de uma forma estereotipada, são angustiantes (violentos, repugnantes ou obscenos), sem sentido e a pessoa não consegue resistir a eles. São reconhecidos como próprios e pessoais.

- tem atos ou rituais - comportamentos estereotipados, que se repetem muitas vezes, não são agradáveis e são vistos como preventivos de algo improvável.

- estas manifestações ocorrem em conjunto com ansiedade e depressão.

Elas podem variar e dependem de quanto a pessoa está envolvida com seus pensamentos automáticos e quanto seus processos de pensamento estão desenvolvidos, destruindo e prejudicando os relacionamentos cotidianos.

Deste modo posso especular teoricamente que a hipererosia pode ter seus princípios na infância no que chamamos de fase fálica psicanalítica ou mesmo na masturbação tanto no Complexo de Édipo do menino quanto no da menina no Complexo de Elektra, porém há a fase fálica freudiana como há a Psicanálise e os demais ensinamentos mesmos as demais fases que eu critico aqui como compulsões, a oral seria tomada de uma compulsão de sugar e morder, a anal de outra obsessão desiquilibrada que vem a se tornar equilibrada, a fálica pode levar a uma compulsão ou incío da hipererosia, o período de latência seria obsessão e compulsão por estudos e atividades, a fase genital outra vez pode levar a retomada da hipererosia como a normalidade e aos desenvolvimento das sublimações também pode levar a hipererosia na vida adulta. A hipererosia pode ter diversas influências segundo esta Nova Teoria Psicanalítica Mattanoniana sobre a Hipererosia.

 

Londrina, 15 de fevereiro de 2013.

Osny Mattanó Júnior.