114.TEORIA OPINIÃO PÚBLICA E COMPTO VERBAL.

114.TEORIA SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA E O COMPORTAMENTO VERBAL.

 

 

TEORIA SOBRE A

OPINIÃO PÚBLIDA E O COMPORTAMENTO VERBAL

 

 

Osny Mattanó Júnior

Prof. Pesq. formado em Psicologia pela UEL/Pr/Brasil em 1999.

 

 

         A opinião pública se forma como resultado e influência dos mass mídia sobre nós indivíduos ao decodificarmos suas informações e as assimilarmos, isto é tomarmos posse delas, fazendo delas parte de nossas vidas subjetivas e objetivas, desde o debate ao momento em que temos que trabalhar, ou mesmo, gastar energias publicamente ou manifestamente, tendo-as como parte de nossas habilidades cognitivas e afetivas, senão existenciais e essenciais. Lidamos verbalmente com a opinião pública seja como falante ou como ouvinte, assim temos duas categorias verbais, a do falante e a do ouvinte:

        

         As categorias do comportamento verbal do falante são:

  • Ecoar: é controlado por discriminativos sonoros, a R é vocal, a conseqüência é social. Alguém diz cavalo e o emitente diz cavalo.
  • Copiar: é controlado por S discriminativos visuais, a R é motora, a conseqüência é social. Alguém escreve cavalo e o emitente também escreve cavalo.
  • Tomar ditado: é controlado por S discriminativos sonoros, a R é motora, a conseqüência é social. Alguém diz cavalo e o emitente escreve cavalo.
  • Tatear: os S discriminativos são mudanças no campo sensorial do emitente, a R é vocal ou motora, a C e social. Diante de um animal o emitente diz o nome dele, diante da água que cai diz chuva, diante da sensação de dor diz dor, diante de um buraco diz perigo.
  • Mandar: os antecedentes controlados são eventos encobertos, a R é vocal ou motora, a C é social.
  • Ler: os discriminativos controladores são visuais, palavras escritas, a C é social e a R é vocal.
  • Intraverbalizar: Os S discriminativos são conjuntos de associações verbais do emitente, a R é vocal ou motora e a C é social.
  • Articular/rearticular/organizar/reorganizar: o falante é ouvinte de si mesmo, os S antecedentes são R verbais do próprio sujeito, a R é vocal ou motora e a C é social, porém o próprio sujeito se auto-reforça.

 

 

Categoria do comportamento verbal do ouvinte:

  • Acedimento: esse tipo de comportamento está sobe controle de conseqüências sociais (mediadas pelo contexto sócio verbal) através de uma correspondência arbitrária entre a regra e o comportamento a ser seguido.
  • Ratreamento: nesta regra parece haver uma correspondência entre a regra e as contingências naturais do ambiente, pelo fato do rastror fornecer estímulos que poderão ser rastreados pela pessoa, no sentido de testar as contingências descritas pela mesma.
  • Aumentamento: é um comportamento controlado por estímulos verbais antecedentes que possui a probabilidade de aumentar a motivação do ouvinte em relação a uma conseqüência, Raramente é encontrado na forma pura. Pode ser combinado com rastreamento e acedimento.

 

Osny Mattanó Júnior.

Londrina, 17 de maio de 2012.