166.TEOR.ESQ.CORPÓREO-LATERO-ESPAÇO-TEMPORAL MAT.

166.TEORIA ESQUEMA CORPÓREO-LATERO-ESPAÇO-TEMPORAL DE MATTANÓ.

 

TEORIA ESQUEMA CORPÓREO-LATERO-ESPAÇO-TEMPORAL

DE MATTANÓ.

 

Prof. Pesq. Osny Mattanó Júnior.

Formado em Psicologia pela UEL/Pr/Brasil em 1999.

 

         O Esquema Corpóreo-Latero-Espaço-Temporal agrupa e representa num coisa só os esquemas corporal, lateral, espacial e temporal como coisa que existe paralelamente.

         Assim esse Esquema Psicomotor Mattanoniano Corpóreo-Latero-Espaço-Temporal funciona influenciando-se mutuamente de modo recíproco e constante externalizando e internalizando esse movimento Psicomotor.

         Deste jeito o Esquema começa com o Corpo Vivido com sua elaboração Lateral e Espacial e Temporal juntas, assim a elaboração torna-se o ¨eu¨ até os 3 anos de idade confundido com o espaço em que vive confundido com a própria lateralidade e deste modo também, se dá a vivência de seu corpo e seu ambiente e uma experiência de tempo diretamente associada ao seu corpo até os 3 anos de idade.

         O Corpo Descoberto entre os 3 e 7 anos de idade  de acordo com a função da interiorização permite a organização do esquema corporal, dar-se-á a lateralidade aos 5 e 7 anos, a vivência já lhe permite a estruturação espacial e seu desenvolvimento cognitivo lhe permitirá a noção de tempo.

         O Corpo Representado entre os 7 e 12 anos de idade lhe permite de início uma imagem estática de seu corpo, o seu corpo em movimento só lhe será possível representar a partir dos 10-12 anos, após os 12 anos terá uma imagem de corpo operatório capaz de organizar e combinar diversas orinetações. A Lateralidade apresenta a prevalência, e a organização espacial permite a criança a compreensão das relações espaciais, importante para que se situe e se movimente em seu meio ambiente e temporalmente adquire a capacidade de orientação temporal e de trabalhar ao nível simbólico, essencial aos ensinamentos escolares.

         O Corpo Não-Representado após os 60 anos de idade é quando o idoso perde a capacidade produtiva intelectual, afetiva, cognitiva, motora e psicomotora, quando o idoso tem que enfrentar a decadência, a demência e a morte e o Juízo Final ou o Renascimento, ou o contentamento, a decadência ou terá meios para fazer a Transcendência através da família, da Igreja, dos amigos, da sociedade ou da sua Educação. O Esquema Corpóreo-Latero-Espaço-Temporal entra em decadência psicomotora porém podemos diminuir ou freiar os danos da terceira idade e do tempo com Educação e Tratamento adequado para cada pessoa e grupo de idosos, temos problemas com a noção de corpo, com a lateralidade, com o espaço corporal e com o tempo e a noção de tempo, tudo se influencia desde o início da vida ou do nascimento, devemos perceber isto!

 

         O Corpo Exige e Influencia a Lateralidade que Exige e Influencia o Espaço que Exige e Influencia a Temporalidade e assim as demais relações como por exemplo, a Lateralidade exige e influencia o Corpo que exige e influencia o Espaço que exige e influencia o Tempo, ou o Espaço que exige e influencia o Corpo que exige e influencia a Lateralidade que exige e influencia a Temporalidade, etc.. Os esquemas não acontecem sem dependerem uns dos outros e se movimentarem mutuamente mesmo que uns evoluam mais e outro(s) evoluam menos ou até não evoluam.

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 18 de outubro de 2012.