19. PSICAN.COG.TRANSC.SOCIAL

19. PSICANÁLISE COGNITIVA TRANSCENDENTAL SOCIAL.

 

Existe uma inteligência genética transcendental vinculada ao desejo e à cognição durante o processo de nascimento. Essa inteligência genética transcendental é dual entre mãe-filho já antes do nascimento. Existe durante o parto uma transformação psicológica, uma transcendência. Antes do parto há uma unidade dual mãe-filho e assim uma inteligência dual sensório-motora. Existe inteligência antes de nscer pois o bebê ¨entende¨ sons, assimila-os e acomoda-os, se adapta aos doversos estímulos sonoros por exemplo. Essa inteligência dual sensáorio-motora existe também pois  há sensação e percepção genéticamente pela mielinização também do desejo e da cognição, há movimentos corporais do bebê que responde a estúimulos como nos ¨chutes¨. Há sons mais inteligentes e sons menos inteligentes que levam ao processo de transcendência como no parto para o gozo do grito-choro no nascimento e seus processos físicos-psicológicos-sociais que só são internalizados pela inteligência genética transcendental.  Ao nascer a criança transcende e isso ocorre por toda a sua vida, como na sucção, excreção, orgasmo, mentruação, olhar, dominar, tocar, escutar, falar, castrar, controlar, descontrolar, exibirse, vomitar, namorar, ter filhos, transar, trabalhar, estudar, ir a escola, rezar, ter religião, adoecer, cura, morte, luto, violência, ódio, amor, inveja, ciúme, delírio, alucinação, rancor, comprar, vender, complusão, obsessão , mania, roubar, etc.. (02/08/2010).

 

As 9 Fases da Vida Inteligente:

(antes de nascer): 1ª fase: inteligência dual sensório-motora.

(0-2 anos): 2ª fase: inteligência oral sensório-motora.

(2-4 anos): 3ª fase: inteligência anal pré-operacional.

(4-7 anos): 4ª fase: inteligência fálica pré-operacional.

(7-11 anos): 5ª fase: inteligência do período de latência concrteta.

(12-18 anos): 6ª fase: inteligência genital formal.

(19-29 anos): 7ª fase: inteligência do período de privacidade.

(30-59 anos): 8ª fase: inteligência do período de produtividade.

(60 anos em diante): 9ª fase: inteligência do período da crise final.

(03/08/2010).

 

 Essas 9 fases da vida inteligente formam e desenvolvem as outras inteligências:

1. Espacial

2. Territorial

3. Matemática

4. Corporal

5. Lingüística

6. Musical

7. Conhecimento a respeito de sua própria vida

8. Conhecimento a respeito da vida dos outros

9. Espiritual

10. Emocional

Essas inteligências são inteligências genéticas transcendentais pois conduzem e permitem a transcendência diante de obstáculos, problemas e condições adversas ambientais internas e externas. As internas são externalizadas e as externas são internalizadas pôndo-nos a resolver adversidades sempre com as 10 inteligências genético transcendentais.

(03/08/2010).

 

As 9 fases da vida inteligente misturam-se, se desenvolvem e retrocedem, caso a caso, com as 10 inteligências genético transcendentais. Depende da transcendência ou não (bloqueio/paralisação), ficando doente ou com saúde. A transcendêncai depende da maturação, desenvolvimento e amadurecimento e suas relações com os mundos artificial, natural, biológico, psicológico, social, filosófico e espiritual.

(03/09/2010).

 

Eu transcendo com o sofrimento e o desejo de viver com o auxílio do desenvolvimento proximal e desenvolvimento real.

As 9 fases da vida inteligente através da maturação, desenvolvimento e amadurecimento segundo a aprendizagem proximal e real participam da formação e desenvolvimento das outras 10 inteligências trasncendentais. E assim formam o caráter, o temperamento e a personalidade de cada pessoa ou  a sua história de vida e seus repertórios comportamentais.

(13/08/2010).

 

 Estudos sobre a memória:

 Memorizar é reter aptidões e informações recebidas pelo processo de aprendizagem.

 A aprendizagem pode ser proximal ou real, e a memória residual ou literal, podendo serem ambas: imediata, a curto prazo, a médio prazo e a longo prazo.

 A memória leva o indivíduo ao mundo  das idéias e ao mundo da execução das idéias, ambos envolvem o mundo residual e o literal diante de processos comportamentais básicos como imitar, estar atento, discriminar e receber ordem instrucional e assim poder decorar, reter, recordar e reconhecer explicitamente  objetos objetivos e subjetivos. Os objetos objetivos são as pessoas e as coisas concretas e os objetos subjetivos são os pensamentos e a afetividade. A memória está associada às 9 Fases da Vida Inteligente  e às 10 Inteligências genético transcendentais. Os repertórioa básicos de comportamento ou processos comportamentais básicos  podem ser reflexivos, simétricos ou transitivos conforme os processos da equivalência de estímulos.

(17 e 18/08/2010).

 

 A cada fase da vida inteligente existem as  fases entre mãe/pai/filho(S)/família:

 

1a) Anterior à independência

2a) Pré-independência

3a) Independente

4a) Pós-independente

(18/11/2010)

 

Osny Mattanó Júnior